quarta-feira, 21 de novembro de 2012

UFMT, Embrapa e Empaer lançam nova cultivar para gado leiteiro

Uma nova cultivar de capim, desenvolvido por meio de uma parceria entre a Embrapa Gado de Leite, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Empresa Mato-Grossense de Extensão Rural (Empaer), será lançada na próxima sexta-feira (23), às 08h, no Campo Experimental da Empaer, em Cáceres (220 quilômetros de Cuiabá). Trata-se da cultivar de Capim-Elefante BRS Canará, cujo experimento, em Mato Grosso, teve início em 1998, na Fazenda da UFMT em Santo Antônio do Leverger. Ficou demonstrado que a produção dessa forrageira é mais econômica, porque produz mais por hectare se comparada a outras já existentes no mercado. Para o lançamento virá a Mato Grosso o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, de Juiz de Fora (MG), Francisco José da Silva Ledo. Também participarão, o diretor da Famev, Eugênio Nilmar dos Santos, e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação dessa faculdade.
O experimento foi coordenado pelo professor Joadil Gonçalves de Abreu, do Departamento de Zootecnia e Extensão Rural da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (Famev) da UFMT. Ele explica que a Fase 1, de 1998 a 2001, em Santo Antônio, correspondeu ao período de ensaio e observação. A Fase 2, de 2002 a 2008, foi no Campo Experimental da Empaer em Tangará da Serra, quando ocorreu o ensaio sobre cortes, e em que atuou como parceiro, Francisco Ildefonso da Silva Campos, técnico da Empaer. Nessa etapa, foi desenvolvida a dissertação de mestrado na área de Ciência Animal, pelo aluno Antônio Rômulo Fava, sob a orientação do professor Joadil de Abreu. A produtividade, em Tangará, foi de 47,91 t/ha, nas chuvas, em cortes a cada 60 dias, e de 7,35 t/ha, na seca. De 2008 em diante decorreu o período de registro da cultivar.

Para o desenvolvimento desse capim foi criado um consórcio denominado Rede Nacional de Ensaio de Capim-Elefante (Renace), na qual a UFMT e a Empaer representam Mato Grosso. No Estado, o proejto teve o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapemat). “A Embrapa produziu o material genético e os experimentos demonstraram que esse cultivar é bom em Brasília (Embrapa Cerrados), no Acre e em Mato Grosso”, diz o professor Joadil de Abreu. Portanto, indicado para os biomas Cerrado e Amazônia. O Canará é próprio para corte e picagem e fornecimento, no cocho, ao gado de leite. É uma alternativa de baixo custo na época de chuvas e pode ser usada também na produção de silagem para fornecimento no período de seca. 

O Capim-Elefante BRS Canará foi desenvolvido para a agricultura familiar e no Dia de Campo, em Cáceres, serão distribuídas mudas a esses produtores. Depois dessa data, as mudas poderão ser obtidas nas unidades parceiras que participam do lançamento conjunto. Para mais informações pode-se acessar o site www.cnpgl.embrapa.br ou fazer contato por meio do endereço eletrônico negócios@cnpgl.embrapa.br. 

Fonte: sonoticias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar nosso blog. Fique à vontade para comentar. Comentários considerados obscenos, ofensivos ou difamatórios serão excluídos.