quarta-feira, 18 de abril de 2012

A diferença entre Zootecnia e Veterinária


"Embora eu não seja um expert no assunto, pois sempre gostei mais de animais de companhia, muitas pessoas já vieram me perguntar qual a diferença entre estas duas profissões, queaparentam ser muito parecidas, e acabam confundindo a cabeça das pessoas que são de fora do contexto agrário, ou que pretendem prestar vestibular. Deixando qualquer "rixa" de lado, espero que este artigo funcione de modo a esclarecer todas as dúvidas referentes ao assunto, e qualquer coisa que eu não saiba, existe o campo de comentários para vocês perguntarem!

zootecnia, na verdade, nasceu como uma vertente da medicina veterinária, coisa que poderão notar ao perceber que a maioria dos cursos de zootecnia das grandes faculdades são relativamente novos, em relação aos cursos de veterinária. Com a especialização cada vez maior dos cursos de graduação, a zootecnia acabou se desmembrando e conseguindo com êxito seu espaço dentro do contexto agrário.

Mas então, qual é a diferença?

medicina veterinária é a área especializada na saúde do rebanho, seja ele qual for a espécie, mais comumente falado sanidade animal. O médico veterinário é aquele responsável pela prevenção, controle, erradicação e tratamento das doenças do rebanho. Já o zootecnista é quemcria este rebanho, de modo à conseguir sua máxima eficácia em produção, sendo o responsável pela parte de nutrição e alimentação, melhoramento genético, manejo e administração da propriedade.

Durante o período de faculdade, ambos os cursos são muito parecidos, mas cada um é mais especializado na área em que irá seguir. Por exemplo: ambos os cursos tem a matéria de anatomiaem sua grade curricular. Porém, a carga horária no curso de veterinária é muito mais pesada, algo em torno de 150 horas, contra 50 horas de zootecnia. Coisa que se opõe, quando o assunto são matérias de nutrição e melhoramento genético, por exemplo.

O mesmo vale para os professores. Normalmente os professores que dão aula de nutrição, alimentos e melhoramento para a medicina veterinária são zootecnistas. O inverso acontece quando os alunos de zootecnia recebem aulas de anatomia, microbiologia e parasitologia. Isso para exemplificar as matérias mais básicas.

Eu ainda me arrisco à fazer uma analogia com os cursos de engenharia. Existem vários cursos específicos, como engenharia elétrica, mecânica, civil, etc. Acredito que a zootecnia seria como o curso de engenharia de produção das ciências agrárias, na qual se precisa ter uma noção básica de todas as outras engenharias, para que possa conduzir efetivamente seu trabalho de manutenção da propriedade.

Na prática rural infelizmente (ou felizmente?) tudo acaba se misturando um pouco, todos são considerados "doutores" e acabam realizando a mesma coisa. Mas já existem movimentos contrários à isso, principalmente com a criação do Conselho Federal de Zootecnia, na qual pretende separar estas duas áreas e torná-las independentes. Mas isto, por enquanto, são emoções para os próximos capítulos!

Dúvidas são sempre bem vindas no campo dos comentários, e qualquer coisa que eu não saiba, os outros leitores estão aí para ajudar!"

Um comentário:

Obrigado por acessar nosso blog. Fique à vontade para comentar. Comentários considerados obscenos, ofensivos ou difamatórios serão excluídos.